Educação Infantil
A Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Carmo tem com base na aprendizagem significativa onde o aluno irá ocupar o papel de protagonista em sua jornada de descobertas, centrado nos direitos de aprendizagens (conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se e conhecer-se) e estruturadas nos cincos Campos de Experiências, que devem ser trabalhados de forma integrada. Os Campos de experiências colocam a criança no centro do processo de aprendizagem, a partir do princípio de que a imersão em práticas sociais e culturais, criativas e interativas promove aprendizados significativos. Cada campo de Experiência define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para cada faixa etária. Sendo assim, é papel do professor planejar essas experiências com intencionalidade pedagógica, envolvendo a brincadeira e a interação como eixos estruturantes da prática pedagógica.
A educação deve ser essencialmente lúdica, prazerosa, fundada nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir a vida, colocando as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciem a ela seu desenvolvimento Integral. Essas ações são desenvolvidas e fundamentadas numa concepção interdisciplinar e totalizadora. As ações desenvolvidas fundamentam-se nos seguintes princípios:
A prática de atividades seja lúdica ou de caráter pedagógico é fundamental na Educação infantil, nessa fase a crianças desenvolvem importantes funções que as auxiliarão ao longo do seu crescimento. Durante a infância, as potencialidades humanas das crianças são plenamente desenvolvidas. Inserir atividades pedagógicas no dia a dia das crianças proporciona condições favoráveis para o seu desenvolvimento integral, o que gera reflexos que os acompanharão por toda a vida. Brincadeiras que envolvem leitura e memorização de figuras, por exemplo, são excelentes e servem para estimular a inteligência, além de ampliar o conhecimento dos pequenos. As atividades do colégio são planejadas em quatro áreas do desenvolvimento (motora, cognitiva, socioafetiva e linguística) elaboradas com base nos cinco Campos de Experiências estabelecidos pela BNCC.